sábado, 18 de fevereiro de 2012

O funeral


1
¶ Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
2
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
3
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
6
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
7
Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
8
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9
Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
10
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
12
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
13
Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
14
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

·         Muitos pensam que precisam permanecer no pecado, para provar que a salvação é pela graça, e que ninguém merece ser salvo, é uma visão equivocada, pois, apesar da salvação não ser um mérito nosso, é um ato da misericórdia de Deus através da nossa fé no sacrifício do Senhor Jesus na cruz, Deus nos pede para vivermos uma vida longe do pecado para manter esta salvação gratuita.
·           Ao recebermos o batismo nas águas, somos sepultados (espiritualmente falando), isto é, enterramos o velho homem com seus pecados, o ato batismal é um funeral, isto mesmo, uma cerimônia fúnebre, onde o homem pecador é enterrado como esta passagem bíblica acima afirma: Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo... Sendo assim, aquele que uma vez decide em se batizar, deve morrer para o mundo do erro e do pecado.
·           Também assim como Cristo ressuscitou, quando somos erguidos das águas ressuscitamos para uma nova vida, isto é, passamos a viver em novidade de vida, atos novos, um novo modo de viver, como diz no versículo 10 passamos a viver para Deus e morrer para o mundo. Não quer dizer a morte física e sim a morte da alma, nossa alma, nossos pensamentos, nosso estilo de vida mudam quando há uma verdadeira entrega para Deus no batismo.
·           O batismo não é um ato de brincadeira onde a pessoa diz: Vou batizar porque meu pai é batizado ou vou batizar senão o que o pastor vai falar... O batismo é uma decisão importante na vida da pessoa, através dele temos a oportunidade de enterrar os pecados, mas pastor quer dizer que a pessoa se transforma em uma santa? Não é isso através do verdadeiro batismo o pecado não tem domínio sobre a vida da pessoa, através do ato verdadeiro do batismo ela adquire forças em Deus para vencer o pecado e não viver na prática dele. Por isso que quando vemos uma pessoa que mesmo dentro de uma igreja ela pratica coisas ruins contra ela e contra outras pessoas é porque ela não enterrou o velho homem pecador, ela apenas brincou de batismo, foi na onda de alguém, isso é um assunto sério.
·           Se há um desejo em seu coração de descer nas águas batismais é a melhor decisão de sua vida, se entregue de corpo, alma e espírito, abandone de vez o pecado, peça ajuda a Deus que lhe dará forças para corrigir seus erros e não errar novamente.
·            Que o Senhor abençoe seus caminhos...
·             Pr. Nilson Santos (um simples servo)