sábado, 24 de março de 2012

A vida anterior...

3


Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
4
Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
5
Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
6
Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
7
Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
8
Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
9
¶ Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
10
Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o,
11
Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.

TITO 3: 3- 11

Esta palavra nos fala primeiramente do estado da pessoa anteriormente o conhecimento de Deus:
-Insensata: uma pessoa com o raciocínio totalmente errôneo, que não pensa da maneira correta ou em coisas corretas, mas que vive a praticar loucuras.
-Desobediente: a quem? A  Deus e a sua santa palavra.
-Extraviada: está seguindo um caminho errado que não é o que deve seguir.
-Servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosa, odiando aos outros: isto mesmo, olha  o coração de quem está afastada de Deus.
 Mas quando a pessoa se volta para o Senhor ela é lavada, regenerada e renovada, há uma transformação total, primeiro Deus lava toda imundícia (quando a pessoa se arrepende de verdade de tudo que praticou), Deus regenera ela, que quer dizer Ele torna a gerar ela, nasce então uma nova pessoa diferente com novas atitudes e pensamentos e por ultimo ela é renovada pelo Espírito Santo, Deus renova a pessoa dando forças espirituais para ela vencer todas as lutas e dificuldades  da vida cristã.
 Sendo assim, esta pessoa passa a praticar boas obras, não para ser salva  mas porque ela foi salva e transformada por Deus. Toda pessoa lavada, regenerada e renovada passa a praticar boas obras, as atitudes dela são diferentes das de uma pessoa que não conhece a Deus, ela tem capacidade de perdoar, amar os inimigos, amar a Deus acima de tudo, se preocupar com o próximo, ajudar os sofridos, vencer as tentações e os pecados, o que uma pessoa que vive de acordo com este mundo e não serve a Deus é incapaz de conseguir realizar.
 Agora existem pessoas que já estão condenadas, não que Deus queira isto mas, ela se sujeitou a isso, este é o caminho que ela ama e decidiu seguir: o caminho do erro, da perdição, do pecado, da mágoa, do ódio, da mentira, da traição.
 Muitas pessoas  já me procuraram, pois, queriam abandonar a vida errada e depois e orientações e orações conseguiram, abandonaram os vícios, a bandidagem, a traição, enfim, uma vida distante daquilo que Deus deseja para ela, porém, muitas já foram até aconselhadas e preferiram seguir outros caminhos que não deveriam, até tiveram oportunidades para mudarem mas desprezaram e continuaram seguindo o destino cruel e sangrento do sofrimento, apenas devemos orar por essas pessoa e não entrar em contendas com ela, pois, não valerá a pena.
Continuemos então firmes na nossa vida com Deus, sendo lavados, regenerados e renovados por Ele,  glória a Deus!!!!
Deus lhe abençoe muitíssimo...
Pr. Nilson