sábado, 7 de julho de 2012

O homem que virou bebê


E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:1-17
2 Coríntios 5:17
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 
Efésios 4:22-32


  Eu dei este título a esta mensagem: o homem que virou bebê, pois, é exatamente isto que Jesus ensinou que o homem deve fazer. Não um bebê fisicamente falando, mas, mentalmente e espiritualmente.
  Nicodemos reconhecia que o Senhor Jesus era um grande Mestre e Operador de sinais e maravilhas, assim como muitas pessoas reconhecem este lado de Cristo, muitos buscam e conhecem somente o Jesus Cristo que opera sinais, recebem curas, prosperam, famílias são transformadas, libertam-se de vícios, tudo isto é muito bom e nos é garantido através da nossa fé no Deus vivo, porém, há algo muito maior que o Senhor nos oferece: o novo nascimento.

  Jesus foi claro ao afirmar se a pessoa não nascer de novo ela não verá o Reino dos Céus, isto é, ela não vai ser salva, ela gozará dos benefícios do Jesus Mestre e Operador de sinais, mas, não do Jesus Salvador porque ela não buscou conhecê-lo, só é possível recebê-lo aqueles que nascem de novo.
  Primeiramente nascer da água através do batismo onde ela enterra a velha criatura e nasce novamente para o mundo, é o novo nascimento da mente, pois, a partir deste nascimento ela muda os comportamentos, não bebe mais, não fuma, não se prostitui, não fala palavrões, enfim, aqueles comportamentos mundanos de outrora são deixados de lado, é a transformação do exterior.
  Depois nascer do Espírito, é o nascimento interior, onde ocorre a transformação do coração, onde se é retirado os sentimentos malignos interiores, a vingança, o ódio, a mágoa, a ganância, o materialismo, a arrogância, o orgulho e os diversos sentimentos interiores, que só abandonam a pessoa quando há um arrependimento sincero e desejo ardente de entrega e transformação completa.

   Por esse motivo existem pessoas que foram batizadas e continuam tendo pensamentos e comportamentos iguais ou piores dos que tinham antes de freqüentarem uma igreja. Elas se batizam e abandonam hábitos antigos, mas como Nicodemos, ficam apenas no Cristo Mestre e Operador de Sinais, que a ajudou largar o cigarro, o crime, que a curou. Temos que buscar ao Senhor na sua plenitude, e buscar os dois tipos de nascimento que o Senhor nos mostrou: da água e do Espírito.
   Nascer da água: mudanças do exterior, nascer do Espírito: mudança do interior.

  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 

    Esta é a promessa de Deus, a pessoa que está em Cristo é uma nova criatura. É impossível a pessoa dizer que é nascida de Deus, que está em Cristo, e vive na prática do ódio, da vingança, da mágoa, da inveja, mesmo sendo usada por Deus para operar maravilhas, se não mudou por dentro, se não nasceu do Espírito não vai para o céu, pois, ainda não é filha de Deus.Para finalizar vemos esta passagem bíblica abaixo que confirma mais uma vez tudo que afirmamos.

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

No começo da minha caminhada com Cristo eu já fui muito inocente, bastava a pessoa falar de Jesus que eu achava que aquela pessoa era convertida, era uma boa pessoa, mas, depois de 16 anos servindo ao Senhor e me decepcionando com certos comportamentos pude verificar que nem todos que usam o nome do Senhor são nascidas Dele, existem pessoas que tem uma fé tremenda para determinar maravilhas em o nome de Jesus, mas, o comportamento delas é terrível, eu mesmo freqüentei uma denominação que ensinava que a pessoa não precisava ser idônea bastava usar a fé, que somente a fé basta para Deus, ensinava o ódio contra os crentes que pensavam em salvação chamando-os de bobos, e instigavam os membros à uma ganância descontrolada sem ética, uma tremenda heresia. Podemos buscar as bênçãos de Deus sim, Ele é Poderoso, porém, em primeiro lugar devemos buscar o novo nascimento para alcançarmos a nossa salvação.

Deus os abençoe muitíssimo.

Pr. Nilson