sábado, 1 de dezembro de 2012

A SERIEDADE DA SANTA CEIA


De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro se embriaga.
Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. 
1 Coríntios 11:20-22

  Que vergonha que era esta igreja no momento da Santa Ceia! Que falta de temor a Deus! Uma verdadeira bagunça!
  E assim há muitas pessoas que não tem temor nenhum no momento da Ceia do Senhor,  querem participar da Ceia brincando ou relaxadamente, mas, ao longo deste texto vamos ver a importância da Ceia do Senhor.

  Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
  E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo
 que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
  Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 
1 Coríntios 11:23-26

  A Santa Ceia é um momento muito importante na Casa de Deus, onde o próprio Jesus Cristo momentos antes de ser crucificado ordenou que este ato que Ele mesmo realizou (a partilha do pão e do suco) fosse repetido, e no momento em que fosse realizado era para ser lembrado o ato que Ele estava para executar a entrega do Seu Corpo e do Seu Sangue na cruz.
  No momento em que tomamos do Corpo e Sangue de Cristo estamos anunciando Sua morte, isto é, lembrando ao mundo que Ele deu sua vida por todos nós!
  E fazendo isto até que Ele venha buscar seu povo escolhido para morar no céu! Aleluias!
  O pão representa o sofrimento que Ele carregou no seu corpo, veja o texto bíblico abaixo:

  Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 
Isaías 53:4-5
 
Jesus sofreu para que não sofrêssemos mais, o seu corpo foi judiado, massacrado em favor de todos, aqueles que crêem no ato de entrega do corpo de Cristo não sofrem mais nas mãos do diabo!
  E Ele derramou Seu Sangue na cruz, e qual o significado do sangue derramado?
                                                                                                                    Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 
1 João 1:7

Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. 
Mateus 26:28

  Que maravilha! O Sangue de Cristo, nos limpa, nos purifica, apaga todos os nossos pecados. Sendo assim, aquele que já errou muito na vida (porque todos erram), ao entregar sua vida a Cristo e recebê-lo como Salvador,através do Seu Sangue  recebe o perdão!
  Então a Santa Ceia tem um sentido muito sério e espiritual, não é um  momento qualquer, veja a seriedade deste momento:


Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 
1 Coríntios 11:27

Aquele que participa da Santa Ceia indignamente, isto é, de uma maneira imprópria, a pessoa que participa da Santa Ceia com uma conduta que não está agradando a Deus, vive uma vida de pecados, mentiras, ódio, mágoas, coração sujo, não tem temor nenhum e nem se importa com o Sacrifício de Jesus na cruz, esta pessoa se torna culpada do sofrimento de Cristo, como se ela fosse um daqueles que judiaram Dele.
  A coisa é séria, e muitos estão participando da Santa Ceia de qualquer maneira.
  E muitos “pastores” ensinam o povo de uma maneira errada dizendo que a Ceia é para todos! Blasfêmia, a Ceia é para aqueles que recebem Jesus em sua vida e seguem-no de todo coração e praticam boas obras!
  Muitos estão sofrendo porque não entenderam ou não dão créditos a isto.

   Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 
1 Coríntios 11:28-30

  Meu irmão e minha irmã tomem muito cuidado ao participar da Santa Ceia, antes de participar examine-se a você mesmo e veja se está em condições de participar deste ato importante e espiritual, se concerte com Deus e viva uma vida digna de ser chamado de FILHO DE DEUS.
  Deus o abençoe sempre!                                                                                                                                                                                     Pr. Nilson ,  Dezembro de 2012