quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O QUE FAZER COM O INIMIGO?


Há momentos em nossa vida onde passamos por dificuldades com pessoas, quem nunca enfrentou uma perseguição, uma calúnia, uma difamação, alguém fofocou sobre sua vida?
São situações que certamente enfrentaremos, até porque o próprio Cristo passou por isso:
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. João 15:20
Então se as perseguições e calúnias serão coisas que acontecerão, como enfrenta-las ou como tratar biblicamente falando aqueles que nos atacam? Será devolvendo ou pagando com a mesma moeda? Será isto uma atitude cristã? Com certeza não, no texto abaixo veremos um ensinamento correto e eficaz de como tratarmos os inimigos:
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Romanos 12:14-21
Difícil não? Sim, algo que talvez seja uma das coisas mais difíceis de se aplicar da bíblia: o perdão ao inimigo.
Primeiramente Deus nos pede para abençoar os inimigos, isto é usar a boca para proferir palavras de bençãos a eles, acredito que temos que abençoar porque eles vão precisar, porque prosseguindo o texto bíblico Deus diz que a vingança será dEle, então com certeza eles precisarão de ajuda em oração, pois quem ataca o filho está atacando o Pai!
A maldade alojada no coração do homem o  leva sempre a se vingar diante de um ataque, mas um coração convertido vai procurar neutralizar esta maldade e liberar o perdão e não tornar mal por mal.
E além de perdoar e orar por eles Deus pede para que venhamos a ajudar se tiverem fome ou sede.
A vitória de acordo com a ótica cristã não é ver alguém que lhe prejudicou caído no chão sofrendo até a morte, mas sim vencer é mostrar para aqueles que lhe perseguem que seu coração e o seu Deus não são os mesmos que os deles!
Deve haver uma diferença entre quem serve a Deus e quem não serve!
Se vemos que a maioria das pessoas que não servem a Deus são vingativas porque um filho de Deus será? Porque um servo de Deus terá o mesmo costume ou meios de vingança de alguém que serve ao diabo?
A obediência à Palavra de Deus nos leva a copiarmos o exemplo de Cristo que na cruz liberou o perdão para aqueles que o perseguiram ao invés de copiarmos o exemplo do mundo que cria intriga por tudo.
Ao se vingar alguém que está lutando para viver os caminhos de Deus pode até sentir um certo gosto de justiça, porém no futuro sentirá a amargura de carregar a culpa da desobediência a Deus  e o peso da mágoa!
E concluindo a Palavra diz que aquele que se vinga é vencido pelo mal. Então quem se vinga não é um vencedor, é um derrotado! Derrotado pelo mal que acabou contaminando seu coração  deixando o amor de lado e dando lugar a uma inspiração diabólica que o afastará dos princípios de Cristo.
Meu querido irmão e minha querida irmã, vença seus inimigos orando por eles, vença seus inimigos abençoando, vença seus inimigos confiando que a vingança pertence a Deus e não a nós, assim Deus estará sempre do seu lado e seu coração estará confortado por Ele!
Deus lhe abençoe sempre!
Pr. Nilson Santus.

sábado, 15 de outubro de 2016

O ÍMPIO, O PECADOR E O ESCARNECEDOR


Todo mundo quer percorrer caminhos felizes, caminhos abençoados, caminhos melhores, isto é normal já que a infelicidade não é vontade de ninguém, porém segundo a bíblia existem 3 tipos de pessoas que podem ser obstáculos para a felicidade de alguém: o ímpio, o pecador e o escarnecedor.
SALMO 1:1=  Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
O ÍMPIO: Este primeiro é aquele tipo de pessoa que vive a cometer a impiedade, isto é, uma pessoa desumana, sem sentimento com o próximo, cruel e que não descansa enquanto não cometer algum tipo de maldade com alguém. A Palavra de Deus nos orienta a não seguirmos os conselhos deste tipo de pessoa, porque com certeza na verdade serão armadilhas para destruir a vida de alguém! Pois a maldade e a destruição do próximo é o que causa prazer para a alma do ímpio, a bíblia ensina não seguir seus conselhos porque a pessoa sem piedade sempre está se metendo na vida dos outros para causar danos e sofrimentos.
O PECADOR: Todos somos pecadores? Sim, todos cometemos algum tipo de pecado, porém, a pessoa nascida de Deus quando peca se arrepende e luta para não cair no mesmo erro, já este pecador que a bíblia se refere é aquele tipo de pessoa que ama o pecado, tem prazer no pecado, nunca se arrepende de nada que faz e o pior quer levar outras pessoas para o mesmo caminho que ele anda. É uma pessoa que vive na sujeira, ama a sujeira e não suporta ver alguém saindo da sujeira que ele quer fazer de tudo para atrapalhar. Muito cuidado, pois se o pecador identificar que você está lutando para viver uma vida correta perante Deus ele vai investir com todas as forças para te tirar do caminho de Deus para levar para o caminho sujo dele!
O ESCARNECEDOR: A bíblia pede para aquele que quer ser feliz com Deus não se ajuntar a escarnecedores, o que seria isto? Ele é um zombador, um tipo de pessoa que se alegra com a desgraça alheia, acha graça no sofrimento dos outros, e faz piadas com a pessoa que está em uma situação difícil, e o pior de tudo este escarnecedor zomba das coisas de Deus, não tem temor algum no coração em relação a Deus, vive zombando e tentando atrapalhar aqueles que decidem por uma vida santa e voltada a agradar a Deus! 
Estes três tipos de pessoas podem estar presentes em qualquer ambiente, em casa, no trabalho, na vizinhança e inclusive dentro de uma igreja. Existem pessoas que apesar de professarem uma fé ou uma religião são pessoas terríveis, são ímpios (maldosos), são pecadores (sujos), são escarnecedores (zombadores). 
Temos que vigiar para não sermos presas destes tipos de pessoas, que não querem compromisso algum com Deus, não se importam com sua comunhão com o Pai nem sua Salvação, e fazem de tudo para desviar aqueles que estão no caminho santo!
Ao invés de estarmos envolvidos com as idéias destas pessoas a bíblia faz uma orientação muito importante:
SALMO 1:2 = Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Aleluia! Aquele que quer ser muito feliz, bem-aventurado deve se guardar das influências de pessoas negativas e que não carregam nada de Deus dentro de sí! E além disso deve meditar sempre na Palavra de Deus, pois esta sim irá semear coisas boas em nosso coração que vão ajudar muito em nossa caminhada da vida!
Não basta ler a bíblia ou decorar versículos, temos que meditar na Palavra de Deus, aprender com Deus e colocar em prática, assim a pessoa estará protegida dos males que tentam neutralizar a fé e comunhão com Deus, e também existe uma promessa da parte do Senhor para aqueles que assim o fazem:
SALMO 1:3=  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Que maravilha! Deus oferece como recompensa a quem seguir este ensinamento a promessa de tornar a pessoa como esta árvore regada diariamente...uma vida cheia de frutos abençoados, cheia da força de Deus e próspera em tudo!
Sim, vale a pena neste mundo negar as idéias errôneas dos ímpios, pecadores e escarnecedores para seguir as idéias maravilhosas da Santa Palavra de Deus!
E há também um pagamento para os ímpios que negam a Deus: 
SALMO 1:4 = Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 
Deus é justo, e tudo aquilo que o homem planta, ele colhe, muitos pensam que nunca vão colher o que tem feito de maldade contra as pessoas e principalmente contra aqueles que querem buscar a Deus, ledo engano, a desgraça certamente vêm na vida daqueles que assim se comportam e no final de tudo a condenação final, pois nunca fizeram parte do Corpo de Cristo!
Deus conhece os caminhos de todos e ninguém esconde nada dEle:
SALMO1:6 =  Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Por isso não devemos seguir os caminhos destes pois os caminhos deles perecerão, isto é, serão destruídos! Os caminhos daqueles que seguem a Palavra de Deus apesar de terem lutas serão abençoados, já os caminhos daqueles que desprezam a Deus apesar de parecerem bons terão angustias e sofrimentos!
Esta é uma boa Palavra da parte de Deus para você que quer ter caminhos abençoados e sob a proteção de Deus, se você identifica em seu convívio alguém assim: ímpio, pecador ou escarnecedor, se afaste desta pessoa ou no mínimo não dê ouvidos ao seus conselhos, as suas idéias ou as suas provocações,  assim você irá agradar a Deus e ser BEM-AVENTURADO!
Deus os abençoe sempre.
Pr. Nilson.