quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O QUE FAZER COM O INIMIGO?


Há momentos em nossa vida onde passamos por dificuldades com pessoas, quem nunca enfrentou uma perseguição, uma calúnia, uma difamação, alguém fofocou sobre sua vida?
São situações que certamente enfrentaremos, até porque o próprio Cristo passou por isso:
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. João 15:20
Então se as perseguições e calúnias serão coisas que acontecerão, como enfrenta-las ou como tratar biblicamente falando aqueles que nos atacam? Será devolvendo ou pagando com a mesma moeda? Será isto uma atitude cristã? Com certeza não, no texto abaixo veremos um ensinamento correto e eficaz de como tratarmos os inimigos:
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Romanos 12:14-21
Difícil não? Sim, algo que talvez seja uma das coisas mais difíceis de se aplicar da bíblia: o perdão ao inimigo.
Primeiramente Deus nos pede para abençoar os inimigos, isto é usar a boca para proferir palavras de bençãos a eles, acredito que temos que abençoar porque eles vão precisar, porque prosseguindo o texto bíblico Deus diz que a vingança será dEle, então com certeza eles precisarão de ajuda em oração, pois quem ataca o filho está atacando o Pai!
A maldade alojada no coração do homem o  leva sempre a se vingar diante de um ataque, mas um coração convertido vai procurar neutralizar esta maldade e liberar o perdão e não tornar mal por mal.
E além de perdoar e orar por eles Deus pede para que venhamos a ajudar se tiverem fome ou sede.
A vitória de acordo com a ótica cristã não é ver alguém que lhe prejudicou caído no chão sofrendo até a morte, mas sim vencer é mostrar para aqueles que lhe perseguem que seu coração e o seu Deus não são os mesmos que os deles!
Deve haver uma diferença entre quem serve a Deus e quem não serve!
Se vemos que a maioria das pessoas que não servem a Deus são vingativas porque um filho de Deus será? Porque um servo de Deus terá o mesmo costume ou meios de vingança de alguém que serve ao diabo?
A obediência à Palavra de Deus nos leva a copiarmos o exemplo de Cristo que na cruz liberou o perdão para aqueles que o perseguiram ao invés de copiarmos o exemplo do mundo que cria intriga por tudo.
Ao se vingar alguém que está lutando para viver os caminhos de Deus pode até sentir um certo gosto de justiça, porém no futuro sentirá a amargura de carregar a culpa da desobediência a Deus  e o peso da mágoa!
E concluindo a Palavra diz que aquele que se vinga é vencido pelo mal. Então quem se vinga não é um vencedor, é um derrotado! Derrotado pelo mal que acabou contaminando seu coração  deixando o amor de lado e dando lugar a uma inspiração diabólica que o afastará dos princípios de Cristo.
Meu querido irmão e minha querida irmã, vença seus inimigos orando por eles, vença seus inimigos abençoando, vença seus inimigos confiando que a vingança pertence a Deus e não a nós, assim Deus estará sempre do seu lado e seu coração estará confortado por Ele!
Deus lhe abençoe sempre!
Pr. Nilson Santus.

Nenhum comentário: